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Qual é a melhor hora para publicar no Instagram?

Quero atingir mais pessoas, mais seguidores e receber mais likes nas minhas publicações de Instagram. Qual será a melhor hora para publicar no Instagram?

Boas notícias… não és a única pessoa a perguntar isto!

Antes de mais, não te esqueças que cada perfil de Instagram tem um público-alvo distinto, com localização, preferências, interesses, comportamentos e atividades únicas. Aliado a isto, o algoritmo da plataforma está em constante alteração. Umas vezes para melhor, outras para pior. Recentemente, passou-se a dar mais valor a conteúdo em vídeo (claro, para tentar rivalizar com o TikTok) e quanto mais tempo as pessoas ficarem a olhar para uma publicação, mais alcance ela vai ter.

Assim sendo, vamos desvendar o melhor horário para atingir o pico de atenção dos seguidores, no geral, mas é essencial que analises as estatísticas do teu perfil para conclusões personalizadas.

O crescimento do Instagram.

Nos últimos anos, o Instagram ultrapassou o número de utilizadores do Facebook e Twitter. O Instagram tem mais de um bilião de utilizadores ativos mensais e está comprovado que gera 58 vezes mais engagement do que o Facebook. Atualmente, mais de 200 milhões de utilizadores do Instagram visitam, no mínimo, um perfil comercial por dia e 60% das pessoas afirmaram descobrir novos produtos e serviços no Instagram.

Os benefícios de recorrer a esta rede para interagires com amigos ou para marcas que queiram relacionar-se com os seus atuais ou potenciais consumidores são indiscutíveis. Mas para negócios B2B (negócios que comercializam para outros negócios) também existem inúmeras vantagens, entre elas:

  • Aumento do volume de vendas
  • Gerar brand awareness e notoriedade
  • Aumento do tráfego para o website da marca
  • Aumento da interação e satisfação do cliente
  • Atrair e estimular a relação com influenciadores digitais
  • Gera maior interação entre clientes e marca

Nível de atenção.

Os dias de semana, por norma, estão preenchidos com tarefas profissionais, aulas, reuniões, encontros com amigos e hobbies. Apesar de sobrar sempre tempo para o scroll e para espreitar o que é que andam a fazer os nossos amigos, o nível de atenção é inferior durante estes períodos (horário laboral). Por falar em nível de atenção no Instagram, este é muito superior aos sábados e domingos entre as 19 e as 22 horas. Hora do filme no sofá, sempre acompanhado do smartphone!

Geralmente, os melhores horários para publicações no Instagram são:

  • Durante a hora de almoço – 11h45 às 13h45
  • Após o horário de trabalho – 19h00 às 23h00

Mas não há nada como estudar caso a caso.

Recorrer a estatísticas da própria aplicação, como o Instagram Analytics e Meta Business é uma boa ajuda para afinar a hora de publicação. Para teres acesso a essa opção, basta acederes às opções da conta e transformar a conta em perfil público/profissional.

“Geralmente, os dias de maior atividade e interação são as sextas-feiras, sábados e domingos, especialmente após as 19h00 ”

Vejamos o processo:

De seguida, selecionas o botão Estatísticas no perfil profissional e analisas a categoria Público. Se fizeres scroll até ao final da página, encontras a distribuição de maior atividade dos teus seguidores, por dia e hora. Serão nesses dias/horas que obterás maior engagement com as publicações.

Ferramentas como  Iconosquare ou Webstagram, estudam o comportamento da conta e dos seguidores para indicar as melhores horas para interação. Ou, porque não… usar uma folha de excel e fazeres o teu próprio controlo e testes regulares?

Com a atualização de algoritmos, como a substituição da ordem cronológica por um algoritmo que dá prioridade às publicações com maior envolvimento, significa que quantos mais gostos e comentários as publicações receberem, mais visibilidade será dada à conta. Mas não só…

Se a conta estiver apta a gerar muito engagement logo após a publicação, isto indicará ao algoritmo que a publicação é de alta qualidade, com capacidade de envolvimento. Assim, subirá para o topo do feed dos teus seguidores, criando mais visibilidade.

Existem muitas formas de aumentar o envolvimento no Instagram. Uma delas é utilizar a melhor hora para publicar no Instagram, mas existem outras:

  • Começa por estudar o perfil dos seguidores: Tudo depende dos hábitos dos teus seguidores. Se for um negócio relacionado com jogos online, por exemplo, é muito provável que o público tenha hábitos mais noturnos, logo a atividade será superior neste período.
  • Publicar em horário pós-laboral: Basta pensarmos no nosso exemplo. Quando é que passamos mais tempo no Instagram? Se é durante o horário laboral e não trabalhas em social media, é possível que o chefe pergunte porque passas tanto tempo a olhar para o smartphone.
  • Apostar nos fins-de-semana: Se for para uso pessoal, não há dúvidas de que terás melhores resultados. Para uso empresarial, é comum que empresas B2C (Business to Consumer, ou seja, empresas que trabalham diretamente com o consumidor final) tenham mais sucesso às sextas, sábados e domingos, já que os clientes costumam investir o seu tempo de lazer para fazer pesquisas e compras online. Já as empresas B2B não apresentam tanto rendimento com conteúdo ao fim-de-semana, já que a maioria dos seus clientes são empresas que funcionam de segunda a sexta-feira e estão encerradas ao sábado e domingo. Os seus representantes querem descansar e não trabalhar.
  • Evitar as três da tarde, mas não temer os testes: Os dias úteis, entre as 15 e 16 horas, são por norma horários com menos envolvimento, porque grande parte parte dos utilizadores está a trabalhar ou estão ocupados. No entanto, há casos de empresas que têm sucesso neste horário. Testar, testar e testar!
  • As ferramentas existem para ajudar: Ferramentas como a Linktree podem ajudar, e muito. Trata-se de uma ferramenta agregadora de links que permite criar uma árvore de links na Bio do Instagram, aumentando significativamente as possibilidades de gerar tráfego e conversões a partir do Instagram. Outra ferramenta excelente é o Canva. É um serviço online que tem como objetivo ser uma ferramenta descomplicada para criação de peças de design e posts para as contas de Instagram.

E porque há vida além do Instagram, ficam algumas dicas para outras redes sociais:

  • O melhor horário para publicar no Twitter é de 13h às 15h.
  • Menos é mais! Tweets curtos geram maior engagement.
  • O melhor horário para publicar no Facebook é das 13 às 17 horas.
  • O horário de pico no Facebook é às 17 horas, principalmente às quartas-feiras.
  • Terças e quintas são os dias em que as redes sociais recebem maior tráfego de representantes de negócios.
  • No Pinterest, fotografias que não apresentam rostos humanos têm 23% de maior probabilidade de serem partilhadas.
  • O engagement no Twitter é 14% maior em dias de semana.
  • O engagement no Facebook é 32% maior em fins-de-semana.
  • No Facebook, a sexta-feira é o dia da semana que apresenta maior engagement.

Por fim, é recorrente surgir dúvida entre optar por uma conta pública ou privada para representar a nossa marca. Eis algumas conclusões. Conta pública ou privada? Na verdade, optar por uma conta privada, não limita o que é possível fazer. Limita sim quem poderá ter acesso ao conteúdo da página. Se o objetivo for atingir um número elevado de pessoas, opta por conta pública. Além disso, dá acesso a estatísticas importantes.

A conta privada não permite que a página seja encontrada em publicações com hashtags e que os seguidores enviem ou identifiquem outras pessoas no post.

Ir dos 0 aos 2000 seguidores é, naturalmente, mais difícil do que passar dos 2000 aos 5000. A credibilidade e força de uma página aumenta à medida que o número de followers qualificados cresce. Uma conta com um bom número de seguidores é associada a uma conta com conteúdo de qualidade.

Analisa as estatísticas da página e percebe se estás a fazer um bom trabalho!

Um bónus: partilho este estudo da Sprout Social que determina os melhores horários “gerais” para gerar engagement nas diversas redes sociais. Incluem utilizadores de vários tipos de planos, setores e locais. Todos os prazos são registados no Fuso Horário Central (CST). O número de engajamentos representa o total de engajamentos que uma marca recebeu no canal específico durante aquele período de tempo. Os dados específicos do setor incluem tempos de engajamento de nível médio a alto.

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