Quero atingir mais pessoas, mais seguidores e receber mais likes nas minhas publicações de Instagram. Qual será a melhor hora para publicar no Instagram? Antes de mais, não te esqueças que cada perfil de Instagram tem um público-alvo distinto, com localização, preferências, interesses, comportamentos e atividades únicas. Aliado a isto, o algoritmo da plataforma está em constante alteração. Umas vezes para melhor, outras para pior. Recentemente, passou-se a dar mais valor a conteúdo em vídeo (claro, para tentar rivalizar com o TikTok) e quanto mais tempo as pessoas ficarem a olhar para uma publicação, mais alcance ela vai ter. Assim sendo, vamos desvendar o melhor horário para atingir o pico de atenção dos seguidores, no geral, mas é essencial que analises as estatísticas do teu perfil para conclusões personalizadas. Nos últimos anos, o Instagram ultrapassou o número de utilizadores do Facebook e Twitter. O Instagram tem mais de um bilião de utilizadores ativos mensais e está comprovado que gera 58 vezes mais engagement do que o Facebook. Atualmente, mais de 200 milhões de utilizadores do Instagram visitam, no mínimo, um perfil comercial por dia e 60% das pessoas afirmaram descobrir novos produtos e serviços no Instagram. Os benefícios de recorrer a esta rede para interagires com amigos ou para marcas que queiram relacionar-se com os seus atuais ou potenciais consumidores são indiscutíveis. Mas para negócios B2B (negócios que comercializam para outros negócios) também existem inúmeras vantagens, entre elas: Os dias de semana, por norma, estão preenchidos com tarefas profissionais, aulas, reuniões, encontros com amigos e hobbies. Apesar de sobrar sempre tempo para o scroll e para espreitar o que é que andam a fazer os nossos amigos, o nível de atenção é inferior durante estes períodos (horário laboral). Por falar em nível de atenção no Instagram, este é muito superior aos sábados e domingos entre as 19 e as 22 horas. Hora do filme no sofá, sempre acompanhado do smartphone! Geralmente, os melhores horários para publicações no Instagram são: Mas não há nada como estudar caso a caso. Recorrer a estatísticas da própria aplicação, como o Instagram Analytics e Meta Business é uma boa ajuda para afinar a hora de publicação. Para teres acesso a essa opção, basta acederes às opções da conta e transformar a conta em perfil público/profissional.
“Geralmente, os dias de maior atividade e interação são as sextas-feiras, sábados e domingos, especialmente após as 19h00 ”
Vejamos o processo: De seguida, selecionas o botão Estatísticas no perfil profissional e analisas a categoria Público. Se fizeres scroll até ao final da página, encontras a distribuição de maior atividade dos teus seguidores, por dia e hora. Serão nesses dias/horas que obterás maior engagement com as publicações. Ferramentas como Iconosquare ou Webstagram, estudam o comportamento da conta e dos seguidores para indicar as melhores horas para interação. Ou, porque não… usar uma folha de excel e fazeres o teu próprio controlo e testes regulares? Com a atualização de algoritmos, como a substituição da ordem cronológica por um algoritmo que dá prioridade às publicações com maior envolvimento, significa que quantos mais gostos e comentários as publicações receberem, mais visibilidade será dada à conta. Mas não só… Se a conta estiver apta a gerar muito engagement logo após a publicação, isto indicará ao algoritmo que a publicação é de alta qualidade, com capacidade de envolvimento. Assim, subirá para o topo do feed dos teus seguidores, criando mais visibilidade. Existem muitas formas de aumentar o envolvimento no Instagram. Uma delas é utilizar a melhor hora para publicar no Instagram, mas existem outras: E porque há vida além do Instagram, ficam algumas dicas para outras redes sociais: Por fim, é recorrente surgir dúvida entre optar por uma conta pública ou privada para representar a nossa marca. Eis algumas conclusões. Conta pública ou privada? Na verdade, optar por uma conta privada, não limita o que é possível fazer. Limita sim quem poderá ter acesso ao conteúdo da página. Se o objetivo for atingir um número elevado de pessoas, opta por conta pública. Além disso, dá acesso a estatísticas importantes. A conta privada não permite que a página seja encontrada em publicações com hashtags e que os seguidores enviem ou identifiquem outras pessoas no post. Ir dos 0 aos 2000 seguidores é, naturalmente, mais difícil do que passar dos 2000 aos 5000. A credibilidade e força de uma página aumenta à medida que o número de followers qualificados cresce. Uma conta com um bom número de seguidores é associada a uma conta com conteúdo de qualidade. Analisa as estatísticas da página e percebe se estás a fazer um bom trabalho! Um bónus: partilho este estudo da Sprout Social que determina os melhores horários “gerais” para gerar engagement nas diversas redes sociais. Incluem utilizadores de vários tipos de planos, setores e locais. Todos os prazos são registados no Fuso Horário Central (CST). O número de engajamentos representa o total de engajamentos que uma marca recebeu no canal específico durante aquele período de tempo. Os dados específicos do setor incluem tempos de engajamento de nível médio a alto. Partilha a tua opinião 🙂Boas notícias… não és a única pessoa a perguntar isto!
O crescimento do Instagram.
Nível de atenção.
